Natação Infantil
Não por acaso, quase todas as crianças gostam de estar na piscina. As brincadeiras na água tornam o esporte atrativo, facilitando a aprendizagem e o treinamento. Além disso, a natação é uma excelente opção, pois proporciona inúmeros benefícios às crianças.
Quais os benefícios da natação para as crianças?
Além de ser um dos esportes mais completos por utilizar quase todos os músculos do corpo humano, a natação pode ser ainda divertida e atraente para o público infantil. Diversos são os benefícios de iniciar as crianças nessa prática. A seguir, separamos alguns para você conhecer.
1. Melhora a capacidade respiratória
Uma das principais vantagens de introduzir uma criança à natação está relacionada com a melhora da capacidade respiratória, principalmente, para aqueles que são asmáticos ou tem bronquite.
Quando uma criança se movimenta na água, os seus gestos precisam ser controlados e alinhados à respiração. Além disso, quando os braços se movem, eles mexem a caixa torácica, fortalecendo a musculatura abdominal e favorecendo que a respiração profunda aconteça.
Outro ponto que ajuda a melhorar a capacidade respiratória na piscina está relacionado à densidade do ambiente aquático, que é muito mais densa que o ar. Isso faz com que a musculatura envolvida na respiração seja mais exigida na natação. Ou seja, para que o corpo consiga se locomover na água, a musculatura respiratória precisa fazer mais força do que na terra.
A consequência desse cenário é que os pulmões têm o trabalho ampliado e os brônquios são dilatados. Todos esses aspectos desencadeiam, finalmente, o aumento da capacidade respiratória.
2. Desenvolve a coordenação motora
A natação infantil ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora. Isso é muito importante, pois é nessa fase que o ser humano aprende a maioria dos gestos motores que vai reproduzir ao longo da vida. Quanto maior for essa bagagem, mais vantajoso será para realizar atividades do cotidiano que demandem equilíbrio, coordenação e, principalmente, para praticar algum esporte.
Uma das grandes contribuições da natação no desenvolvimento da criança é que, em meio aquático, os pequenos podem realizar movimentos tridimensionais. Além do mais, eles não sentem o peso da gravidade, não têm barreiras impedindo os movimentos e apresentam um risco muito menor de se machucarem em alguma atividade. A possibilidade de exploração e experimentação, portanto, é maior.
3. Aumenta a resistência física
O treinamento regular contribui para o equilíbrio do metabolismo e aumenta a resistência física da criança. Isso é positivo, pois as chances de ela se tornar um adulto sedentário diminuem. Inclusive, aqueles que se encontram acima do peso e, talvez, tenham alguma dificuldade em brincar e acompanhar os amigos podem aumentar a sua resistência física por meio da natação.
4. Estimula um sono mais tranquilo
As atividades aquáticas costumam exigir mais energia do corpo, o que aumenta o cansaço das crianças. Ademais, a água, principalmente se for quente, fornece uma sensação de relaxamento, o que também estimula uma noite de sono mais tranquila.
5. Reforça o apetite
A energia gasta dentro da água precisa ser reposta de alguma maneira, certo? Essa é mais uma das vantagens da natação. As crianças costumam ter fome após a aula. Para os pequenos que não comem muito, esse é um bom momento para repor as vitaminas.
6. Benefícios da natação para a saúde
Mesmo que alguns benefícios da natação não sejam relevantes para a infância, a prática da modalidade nos primeiros anos de vida pode ser um marco para que ela continue sendo realizada na adolescência e na fase adulta.
Caso isso ocorra, essas crianças podem tirar proveitos de muitas vantagens que são atribuídas à natação e usufruídas, mais usualmente, na idade adulta. Veja algumas:
- aumento da longevidade;
- melhor postura;
- melhora do condicionamento físico;
- controle do colesterol;
- redução do risco de desenvolver diabetes;
- aumento da flexibilidade corporal;
- redução do risco de desenvolver artrite;
- desenvolvimento da atividade cardiorrespiratória, fortalecendo o coração;
- diminuição das alergias por consequência de a piscina ser um ambiente quente e úmido.
Fonte: Escrito por Unisport Brasil
Faixa Etária:
- 3 e 6 anos somente acompanhados pelos responsáveis
No inverno as piscinas são fechadas com isso as aulas ficam suspensas nesse período.
Exame médico:
Somente poderão utilizar-se das piscinas os portadores de carteira de sanidade física assinada por médicos credenciados pelo Clube, com validade de 6 (três) meses, a qual deverá ser exibida sempre que solicitada pelo responsável
Deixe seu Recado